Como aumentar o status de antioxidantes no organismo?

porKarina Delogu

Como aumentar o status de antioxidantes no organismo?

O estresse oxidativo é definido como um desequilibro entre a formação e remoção dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são substâncias formadas pelo nosso metabolismo que reagem e podem levar à danos e doenças. Isso acontece quando sua produção é superior ao que o organismo consegue se defender através da ação dos antioxidantes. É uma porta aberta para o início de doenças como câncer, doença de Parkinson e aterosclerose.

No câncer , ocorre a modificação do DNA, na aterosclerose, o estresse oxidativo favorece a oxidação de lipoproteinas de baixa intensidade (LDL) “mau colesterol” formando as placas de ateroma.

Na artrite reumatoide, as espécies reativas de oxigênio produzidas contribuem para lesões nas articulações.

No exercício físico extenuante, pode resultar em lesões de membranas das células musculares, contribuindo para fadiga.

Os antioxidantes são indicados para minimizar o estresse oxidativo, tais como: betacaroteno, vitamina C, E, glutationa, COENZIMA Q10, N- acetilcisteina, selênio e etc… Uma alimentação equilibrada, com fontes variadas de verduras, legumes e frutas, assim como uma ingestão eficiente de carboidratos, proteínas e lipídios, são capazes de suprir estas demandas auxiliando seu organismo a criar estas vias de defesa natural.

A suplementação, neste caso pode ser sim uma alternativa caso não seja suficiente apenas com a alimentação. Nossos alimentos infelizmente não possuem o mesmo valor nutricional comparado à antigamente.

No caso dos atletas a suplementação de antioxidantes imediatamente após a atividade, atrapalha o organismo a se adaptar, atrapalhando a formação de suas defesas naturais…

Não se suplemente por conta própria, procure um profissional capacitado para ter orientar.

“Que o teu alimento seja o teu remédio e o que o teu remédio seja o teu alimento”. (Hipócrates)

Sobre o Autor

Karina Delogu administrator

Deixe uma resposta